Sou Josué de Menezes, pai da Virgínia, mas profissionalmente, sou Gestor Netweaver. Não estranhe se não conhecer essa profissão, ela não existe no Brasil, no entanto, no Vale do Silício, esse personagem é reconhecido por suas habilidades de tracionar negócios inovadores. Net = Rede, Weaver = Tecelão.
Essa tradução literal traduz algumas das competências essenciais deste profissional. Reuni a experiência de 40 anos como jornalista, misturei com a especialização de gestão de projetos (PMI) e coloquei uma boa dose do estado de espírito empreendedor.
Dois momentos pontuam minha carreira como Gestor Netweaver: fui vencedor do 4º Prêmio Nacional SEBRAE de jornalismo, menção honrosa em mídias sociais e finalista no Tech 4 Good, Congresso Global de Empreendedorismo.
O prêmio nacional foi justamente por unir o Jornalismo com a gestão de redes, com um ingrediente super diferenciado: o Future Thinking. Sim, trabalho com metodologias ágeis, dentre as quais o Design Thinking.
Reunimos neste projeto de mentoria 3 startups: Bairros Inteligentes, Mercados do Futuro e EndoNet, Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes.
Acho que essa breve apresentação é possível ilustrar minha paixão por inovação disruptiva, novos modelos de negócios e visão de cenários e investigação de tendências.
Bem vindo a este novo mundo repleto de oportunidades que nos inspira a nos reinventar dia a dia.